O dez passos para resolver problemas parte 3



3- Perguntar

Na Empresa: ainda no intuito de identificar e compreender a raiz do problema, você faz perguntas que lhe tragam esta informação. Sabermos as razões da saída de cada uma das quatro recepcionistas? De onde elas foram recrutadas? Quem faz a seleção e quais critérios usou? Está compatível com o mercado? Quais as responsabilidades que a posição inclui? onde estamos no processo de recrutar a próxima? Enfim, você faz perguntas e segue ouvindo atentamente as respostas. Note que essas perguntas não são acusativas nem têm com alvo achar um culpado, apenas buscam as informações relevantes.
Uma técnica desenvolvidas por profissionais japoneses diz que se você definir um problema e perguntar por que ele está acontecendo, até cinco vezes, você provavelmente vai encontrar a raiz desse problema.
Por exemplo:

. A casa está fria ( Problema) Por quê?
.Porque o sistema de aquecimento está quebrado. Por quê?
.Porque não foi feita a manutenção periódica. Por quê?
.Porque eu não queria gastar dinheiro. Por quê?
.Porque sou muito pão-duro e não gostar dinheiro a não ser quando não tem
outro jeito.( Raiz do problema!)

A solução imediata para o problema de casa estar fria é, obviamente, consertar o sistema de aquecimento. A solução permanente, porem, é uma mudança na minha mentalidade em relação a dinheiro. Eu preciso reajustar os meus pensamentos e compreender o conceito fundamental de " gastar agora para economizar mais tarde". Se dizer a manutenção do sistema de aquecimento periodicamente, vou gastar algum dinheiro agora, mais não tanto como quando o sistema quebrar por falta de manutenção.
É claro que posso decidir apenas concertar o aquecimento agora, e não preocupar com a raiz do problema. Nesse caso, tenho que estar consciente de que o problema voltará no futuro...
Perguntar" Por quê" de maneira inteligente é uma boa forma de encontrar a raiz de seus problemas e assim buscar uma solução permanente.


No casamento: Fazer perguntas para o seu cônjuge quando ele ou ela traz um problema para resolver é uma ótima maneira não somente de entender melhor a situação, mas também de mostrar que você realmente está ouvindo e se interessa em compreender a outra pessoa. Da mesma forma que você faz no trabalho, foque as perguntas da descoberta da raiz do problema. Você se considera realizado (a) sexualmente? por quê? o que faço que você gosta/ não gosta? qual a importância do sexo dentro do seu casamento? por quê? o que eu faço que faz você sentir-se pressionada? quando o ato é prazeroso para você? quando não é? Há algum momento do dia/noite que você prefere reservar para ficarmos juntos? algum que não? qual regularidade do ato sexual seria ideal para você? Enfim, essas perguntas ajudam a explorar o que está por trás do problema, e com certeza as respostas gerarão outras perguntas. Note novamente o tom não acusativo e o foco em descobrir as causas do problema sem atacar ninguém.

Trecho do livro Casamento Blindado





Nenhum comentário

Postar um comentário