Série Etiqueta Social e Comportamento Parte 4

Diante de tantas formas de 
conduta, sempre estamos nos 
questionando se é educado tal 
postura, se é conveniente 
determinada atitude, se essa 
expressão não vai trazer má 
impressão... E assim vão os 'se'.
Essa série vem com intuito 
de ajudar, a todas;
nos levando á um comportamento adequado para testemunho do nosso Deus. Vamos a mais dicas.


Higiene pessoal. Cabelos presos para não caírem pontas sobre o rosto e o prato, unhas limpas ao segurar os talheres para comer, pouco batom para não manchar os copos nem deixar marcas notórias no guardanapo, são cuidados que se deve ter ao participar de uma refeição, ainda que seja informal ou da rotina diária, e inclusive no lar.

Comida caída do prato. A pessoa que deixa cair um pouco de comida do seu prato sobre o forro da mesa, deve recolher a porção caída com o mais apropriado de seus talheres e colocá-la na margem do prato em que come.

Vestimenta. A roupa que a pessoa está usando deve ser a apropriada para o evento de que participa. Nunca se usa boné, chapéu ou camisa sem mangas à mesa da refeição. Mesmo em um quiosque na praia a pessoa que tem um mínimo de consideração com seus amigos e amigas coloca uma lusa ou camisa leve para uma refeição à mesa. O mesmo vale para a refeição com a família, no recesso do lar.

Ruídos. Soprar a sopa quente, ou tomar ruidosamente qualquer líquido é reprovável. Se faz involuntariamente qualquer ruído (tosse, regurgitamento, etc.), a pessoa não precisa fazer mais que pedir desculpas aos seus vizinhos de mesa. Telefones celulares devem ser desligados e religados somente após a pessoa deixar a mesa. Se precisa manter seu aparelho ligado, a pessoa deve deixá-lo sobre algum ponto próximo à mesa e pedir desculpas e levantar-se quando precisar atendê-lo.

Agradecimento. Após participar de um jantar ou festa a que foi convidado(a), sempre envie no dia seguinte uma mensagem de agradecimento ou telefone para comentar e cumprimentar a anfitriã pelo que você puder elogiar do evento.

Arrumação da mesa.
- Souplat, prato raso, prato de sopa e, um pouco acima, à esquerda, prato para pão.
- Talheres (da direita para a esquerda): colher de sopa, faca de peixe e faca de mesa;(da esquerda para a direita): garfo de peixe e garfo de mesa;
(parte superior do prato): garfo de sobremesa virado pata à direita, e acima, colher de sobremesa virada para esquerda.
- Guardanapos: sobre o prato raso ou à esquerda dos garfos (no caso de ser servida sopa ou uma entrada).
- Copos (da esquerda para a direita, acima das facas): água, champanhe, vinho tinto e vinho branco.
- Centro de mesa: um arranjo de flores enfeita a mesa, mas deve ser suficientemente baixo para não atrapalhar a visão dos convidados.
- Saleiro e pimenteira: ficam distribuídos ao longo da mesa, contando-se um jogo para cada quatro ou cinco convidados.
- Café: o ideal é servi-lo quando os convidados estiverem acomodados na sala de estar, após o café, serve-se o licor.


Amigas espero que tenha,gostado das dicas de hoje; amanhã estaremos de volta com mais dicas
até lá Deus abençoe a todas.

Por Nivia Vianna





Nenhum comentário

Postar um comentário