Saúde e Vida para o seu dia... Sol, vitamina para nosso corpo.

Muitas coisas são inevitáveis e, hoje em dia, vivenciamos algumas alterações em nosso corpo, devido às inúmeras mudanças de hábitos que somos obrigados a fazer.




Pela modernização de nossas vidas e carreiras, a vida resume-se muitas vezes de casa para trabalho, do trabalho para a escola, faculdade, igreja ou casa.

Muitos são os que nem têm tempo para uma caminhada ao ar livre e a opção é mesmo a máquina de exercício na sala. Porém, não há muito tempo atrás, as pessoas trabalhavam mais ao ar livre, as crianças brincavam na rua (raridade em nossos dias, não é verdade?) e com isso tinham uma exposição à maior fonte natural de Vitamina D: o SOL

A vitamina D é “super” importante, e essencial, para o equilíbrio de diferentes órgãos e funções do organismo. Responsável por regular a absorção de cálcio e fósforo, ela mantêm o cérebro a funcionar perfeitamente, além de fortificar ossos, dentes e músculos – inclusive o coração. É importante na prevenção da osteoporose e também pode estar relacionada à expetativa de vida.
Sendo a luz solar a principal fonte de vitamina D, a nossa vida “portas adentro” priva-nos de adquiri-la naturalmente. É claro que a exposição ao sol não pode ser exagerada, pelos danos que os raios solares podem trazer à pele, por isso, dez minutinhos por dia seriam suficientes. Uma simples caminhada ao ar livre já nos faria muito bem, tendo em conta que é necessário ter alguma exposição de pele ao sol (braços ou pernas) para melhor absorção.
Hoje em dia, existem suplementos alimentares para compensar a falta de vitamina D no organismo. Mas nada de se automedicar! Antes de tentar os suplementos, procure o seu médico. Em um simples exame de sangue, poderá saber se o seu nível de vitamina D está baixo ou ideal. Peça esta análise no seu próximo check-up.
As taxas que variam de 30 a 74 ng/mL são consideradas normais.
Enquanto isso, aposte em uma dieta rica em peixes gordurosos de água fria e profunda (como atum e salmão), nos fungos comestíveis (como os champignons, cogumelos), na manteiga, na gema do ovo e no fígado.

 ........ E claro, um pouquinho de sol se puder.
Agora sabe o motivo de termos uma sensação tão boa, quando tomamos aquele “solzinho” gostoso… Sol em moderação traz saúde!
Aqui, alguns alimentos que podem ser acrescentados no seu dia-dia para ajudar na retenção de Vitamina D.





Beijinhos meninas, até a próxima.
Fran Molinari.

Nenhum comentário

Postar um comentário