Serie " Mensagens que Edificam" 5º Dia


5º Dia " O Caráter Divino"


Quando voltamos à história de Jacó, narrada na Bíblia, lembramos de muitas pessoas que levam uma vida semelhante. Hoje, infelizmente, a Igreja do Senhor Jesus tem sofrido baixas por causa dos "Jacós" e seus comportamentos.
Quando há conversão, há também a mudança de caráter. E é esta transformação que faz a glória de Deus resplandecer. A este respeito o apóstolo Paulo faz uma advertência aos cristãos da cidade de Éfeso, conforme já vimos anteriormente. Vamos apenas relembrar?
"Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos , obscurecidos de entendimento , alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração. os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza." Efésios 4.17-19
Podemos dizer que, em outras palavras, Paulo queria dizer: "Vocês, que são verdadeiramente cristãos, filhos de Israel, não mais andem como Jacó, nem tenham um comportamento semelhante ao dele, pois ele não só fez os outros sofrem, mas também sofreu durante toda a sua vida".
Jacó foi perseguido pelo seu irmão- porque o tinha enganado - foi enganado pelo seu sogro e obrigado a fugir da sua própria casa, devido à traição de dois dos seus filhos aos moradores daquela terra. Vejamos a passagem bíblica, para entendermos bem o que se passou:
" Então, os filhos de Jacó, por causa de lhes haver Siquém violado a irmã, Diná, responderam (...) Não podemos fazer isso, dar nossa irmã a um homem incircunciso; porque isso nos seria ignomínia.
Sob uma única condição permitimos: que vos torneis como nós, circuncidando-se  todo macho entre vós (...) Tais palavras agradam a Hamor e a Siquém, seu filho.
Não tardou o jovem em fazer isso, porque amava a filha de Jacó e era o mais honrado de toda a casa de seu pai. Vieram, pois, Hamor e Siquém, seu filho, à porta da sua cidade e falaram aos homens da cidade:
Estes homens são pacíficos para conosco(...) Somente, porém, consentirão os homens em habitar conosco, tornando-nos um só povo, se todo macho entre nós se circuncidar (...) E deram ouvidos a Hamor e a Siquém, seu filho (...) e todo homem foi circuncidado, dos que saíam pela porta da sua cidade.
Ao terceiro dia, quando os homens sentiam mais forte a dor, dois filhos de Jacó, Simeão e Levi (...)
tomaram cada um a sua espada, entraram inesperadamente na cidade e mataram os homens todos (...) e saquearam a cidade (...) todos os seus bens, e todos os seus meninos, e as suas mulheres levaram cativos e pilharam tudo o que havia nas casas." Gênesis 34.13-29
A má fama da família de Jacó estava se alastrando por todo o Oriente. Ele muito sofreu poe cauda do comportamento dos filhos, que chegaram a ponto de vender o próprio irmão, José, como escravo. Eles mantiram ao pai, dizendo que José havia morrido. E para convencê-lo, levaram a roupa do rapaz suja com o sangue de um animal.
Meu Amigo(a) leitor, quando nos liberta do império das trevas, e põe dentro de nós o Seu Espírito, além de nos tirar o fardo pesado ele também nos conduz a toda verdade.
Deus não impõe nada: Ele nos dá a liberdade de fazermos aquilo que desejamos. Tampouco o Espírito Santo nos obriga a fazermos o bem: Ele nos ensina,exorta e orienta a andarmos no seu caminho. mas a decisão é sempre nossa!
Muitos padecem por causa do mau comportamento de alguns, que até têm a Espírito Santo, porém, por não darem ouvidos a Ele, acabam desprezando a oferta de compaixão e misericórdia que Deus nos tem dado gratuitamente, deixando os seus corações se corromperem com tudo que o mundo pode oferecer.
Quem vive na ignorância da dureza do seu coração, alheio à vida com Deus, torna-se insensível à voz do Espírito Santo. Deixando a bênção material, deixa a fé sobrenatural é capaz de trazer bênçãos espirituais e a salvação eterna. Fonte: " Mensagens que Edificam" Bp EM

By Dalila Alves
































Nenhum comentário

Postar um comentário