Recomeçar II




CONTINUAÇÃO RECOMEÇAR I...


Jesus disse a ela que tinha uma água que lhe daria vida eterna, ela disse em outras palavras, que queria aquela água, assim não precisaria ir ao poço de Jacó retirar a mesma água que se esgotava sempre. Na verdade Jesus lhe falava de uma dimensão sobrenatural e espiritual. Mas as palavras da mulher samaritana revelam a angústia de um coração que está cansado em buscar alívio nas fontes terrenas que se esgotam, que se finda, sempre a mesma tentativa, que se esvai. E Jesus o sabia. "Aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte a jorrar para a vida eterna" (Jo 8.14).

A oportunidade estava dada. A fonte jorraria dentro de si próprio, mudança interior que flue até a vida eterna, e para a vida eterna, mas vida que começa de novo, a partir do aqui e agora, uma fonte não se estanca, está sempre a jorrar, não é como uma água suja e parada que as vezes é removida...água viva sempre!!! É a regeneração do Espírito que nos faz de novo, que nos fortalece para uma nova caminhada, um novo início. Aquela mulher, eu creio, nunca mais foi a mesma. Sua fonte de vida mudou para sempre. Um recomeço justo!

A segunda mulher que me impacta com seu recomeço é a que foi pega em ato de adultério. Segundo a Lei de Moisés, ela deveria pagar com a própria vida, com o apedrejamento. E aquilo que parecia ser seu fim, foi o recomeço mais lindo da história bíblica. Um olhar, uma declaração de Jesus liberou aquela mulher de seu passado, e a encaminhou para o futuro.

Jesus surpreende seus acusadores quando indagou-os: "Aquele que entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela"(Jo 8.7). É verdade aquela mulher não estava com a razão, e Jesus o sabia, assim como sabia que todos ali a sua volta também eram manchados em alguma área de suas vidas. Quem nunca cometeu erros na estrada da vida? Quem não teve já a oportunidade de um recomeço? Todos nós. Na verdade a vida é um constante recomeçar. A mulher também o reconhecia em sua vida, ali ela ficou enquanto um a um de seus acusadores, a começar pelos mais velhos até o último, se retiraram, e ficaram apenas ela e Jesus.

Foi quando ela ouviu a sentença que mudaria sua vida: "Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais" (Jo 8.11)"Vai não peques mais"... vai recomeça tua vida. Vai escreve tua história.
"Nem eu te condeno"... o passado não acabou com a sua vida. Não foi o seu fim.
"Vai"... seu futuro não foi escrito, vai!

Não tenha medo de recomeçar. O que se deu na história destas mulheres depois do encontro com Jesus? Voltaram as antigas práticas? Mudaram radicalmete? Não sabemos. O recomeço quem escreve somos nós. Jesus já fez a parte dele. Acreditou em duas mulheres que socialmente e historicamente falando, eram miseráveis e despresíveis. Acreditou um dia em mim, acredita também em você. Seja livre pra seguir em frente!


Abraços,

Kah

Nenhum comentário

Postar um comentário