Série Etiqueta Social e Comportamento Parte 7

Olá amigas leitoras estamos de volta com a nossa série, hoje vamos aprender mais sobre bons modos.
Que é essencial para nossa vida de pessoas de que testemunham o nome de Jesus.


Modo de andar
Não use o pretexto de estar sem salto ou calça comprida para adquirir o hábito de andar a passos largos, de fechar as portas com o pé ou de subir os degraus da escada quatro a quatro. Você deve andar com elegância, calma e desembaraço: Não pise com a ponta dos pés nem com os calcanhares; o pé pisa por inteiro para distribuir o peso do seu corpo de forma a ter a postura correta. Os ombros devem estar na curvatura normal, sem sacudir. O tórax deve ser mantido firme e os braços devem cair suavemente ao longo do corpo. Lembre-se: seu andar deve ser natural.
Modo de sentar
Poltrona não é cama. Não se jogue sobre ela como se estivesse sempre cansada (o). Isto revela pouca educação. Adquira o hábito de sentar corretamente. Corrija as costas, não separe os joelhos, arrume a saia discretamente e apóie-se bem contra o encosto para evitar má postura.

Pontualidade
Pontualidade é essencial. Deve-se cumprir rigorosamente os horários estipulados em sua agenda, atrasos podem queimar todas as suas chances. Ao assumir um compromisso, seja pontual e não reclame se houver um pequeno atraso. Avisar sempre que surgir algum imprevisto para não deixar os outros esperando e poderem mudar seus planos a tempo.

Gafes sociais
Ninguém está livre de dar um "fora". Seja à mesa ou conversando com alguém, se acontecer com você, limite-se a desculpar-se e não toque mais no assunto. A pior coisa é chamar a atenção em demasia para o fato.
Pronto para fazer contato
O dia-a-dia é feito de muitos contatos: visitas a agências, empresas, apontamentos com os clientes e mesmo contato com os colegas. Sua apresentação pessoal deve ser a mais simples possível (roupas discretas e limpas, maquiagem suave, cabelos "sempre" limpos e nada de jóias ou acessórios chamativos - o tipo perua pode ser prejudicial). Ao chegar nos lugares sempre cumprimente as pessoas. Evite falar alto, isso significa falta de educação. Outro detalhe importante é não exagerar no perfume, em excesso se torna desagradável.
Obs.: Sempre que tiver alguma dúvida, pergunte, informe-se, e não tenha vergonha. Ruim, é ficar boiando no assunto.

O que evitar
Em primeiro lugar, jamais puxe o saco de alguém para conseguir um trabalho. Ser simpático e agradável é praticamente uma obrigação, mas forçar a barra, jamais!!!
Sempre que possível, avise à empresa ou ao cliente sobre eventuais atrasos de sua parte, para não deixar todos esperando. Imprevistos podem acontecer, mas a obrigação de avisar é somente sua, Se for possível, trabalhe com um bipe ou celular, para ser encontrado com facilidade.
Sempre que você representar sua empresa ou cliente em alguma ocasião social, esteja vestido de acordo. Lembre-se de que você é uma espécie de "relações públicas" de sua empresa ou cliente, e que sua imagem é a imagem dela.
Existem épocas de pouco trabalho e épocas de trabalho intenso. Procure informar-se quais são elas na empresa em que trabalha para não ficar ansioso, ou até mesmo, um tanto nervoso.
Geralmente o trabalho é diário e o horário fixo, portanto, preste muita atenção nisto para criar problemas com horário.
Seja perseverante e acredite em você. Isso é muito importante para vender uma boa imagem. E tenha paciência: o sucesso só acontecerá na hora em que você estiver pronto.


Dentro do avião
  • Procure manter-se em sua poltrona.
  • Ao ler o jornal evite abri-lo muito.
  • Ao comer, mantenha os cotovelos bem junto ao corpo.
  • Antes de inclinar a poltrona, verifique se o passageiro de trás não está com a mesinha aberta.
  • Fale baixo.
  • Evite ficar passeando pelos corredores.
  • Não insista em conhecer a cabine de comando.
  • Não se espreguice e nem boceje.
  • Seja rápida ao usar o banheiro e deixe tudo impecável.
  • Ao acordar penteie logo os cabelos.
  • Se não gostar da comida não reclame.
  • Procure não organizar grupinhos para contar piadas, jogar cartas...
  • Pergunte à aeromoça se é permitido o uso de um determinado objeto antes de acioná-lo.
  • Não se aproprie de nada para levar de "lembrança".
Roupas
Se você vai viajar de avião prefira roupas e sapatos confortáveis. Nada que amarrote ou aperte. Um conjunto de calça com blazer é super elegante.

Retribuir um convite
Receber em casa não é a única maneira de retribuir um convite. Você pode convidar as pessoas para ir a um restaurante e, é claro, pagar a conta.

Hora de ir embora
Vá embora quando tiver vontade ou se a animação for muita, fique de olho no resto dos convidados e saia quando perceber que só restam poucas pessoas.

No dia-a-dia
Gorjeta - Antigamente quando se falava em gorjetas pensava-se entre 10% e 20%. Mas os tempos mudaram e o dinheiro também. Manicure, depiladora, cabeleireiro, etc. Todos devem receber até 10%.
Lembra-se de mim? - Se você não fizer idéia do nome da pessoa não se desespere, essas coisas acontecem. Diga simplesmente: "Lembro-me perfeitamente de você, mas infelizmente, seu nome me escapa."
Em família
Jamais deixe sua casa entregue a um bando de adolescentes. Oriente um empregado para que ajude a controlar a garotada.
Filhos de amigos - Impor seus limites às crianças dos outros em sua casa é muito complicado. O ideal é chamar a atenção com educação, pois os pais vão ter liberdade de dizer se não gostaram dessa atitude.
Briga de crianças - Se os filhos de seu convidado e os seus filhos começam a brigar compulsivamente não fique constrangida, separe a briga como se as crianças fossem suas.
Comunicando uma separação - Comunique sua separação apenas para as pessoas queridas e amigos. É melhor que elas saibam por você do que por terceiros. Ligue para elas, conte o que aconteceu, exponha sua versão (caso seja necessário). É sinal de que você se importa com essas pessoas e uma forma educada de agir.


Amanhã estaremos de volta! Deus abençoe a todas!

Por Nivia Viana






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