Débora


Vivemos dias ruins, maus, turbulentos, assustadores. A família tem sido alvejada costantemente, e vemos aos nossos olhos lares que se disbaratam, mães que abandonam suas casas, pais que nunca viram seus filhos, filhos que não suportam olhar para os pais. Família que experimentam o amargo sabro do abandono, e da traição. Adultérios da alma! Longes da realidade de um lar.
São de fato, dias maus. São tempos de guerra, não de paz. Tempos de luta, não de descanso. Dias de batalha. Vivemos cercados por diversos perigos: drogas, imoralidade sexual, violência, corrupção, mortes, entretenimento que fecham nossos olhos. 

E como reagir diante de tantos problemas, o que fazer nesses dias maus? Se prostrar?Débora representa este alto padrão, de uma mulher que não se curvou e não se prostrou diante de um tempo difícil. A bíblia diz que, no tempo dos Juízes, não havia um rei humano sobre Israel, e as pessoas faziam o que bem entendiam.  (Jz 17.6;21.25). As pessoas agiam conforme seu  prazer, fazendo o que era mau diante de Deus.Mas não podemos fechar os nossos olhos para a realidade!  Estamos em dias maus, quem irá se levantar???

Débora se levantou : “Ficaram desertas as aldeias em Israel, repousaram, até que eu, Débora, me levantei, levantei-me por mãe em Israel” (Jz 5.7).

1. Uma verdadeira Débora tem experiência com Deus.  (Jz 5.4-5).
Débora só se levantou com poder e autoridade em Israel, porque tinha uma vida com Deus.Sabia ouvir a voz de Deus, e tinha comunhão com Ele. Mas do que isso conhecia muito bem quem era Deus.  

2. Uma verdadeira Débora é um lugar de refúgio para o aflito.
A bíblia diz que Débora em meio aquela sociedade de caos era como um lugar de refúgio, para as pessoas ao seu redor.  Ela se sentava debaixo de uma palmeira e julgava a causa do povo.  V.5 “Ela atendia debaixo da palmeira de Débora”...  e os filhos de Israel subiam até ela em juízo.

3. Uma verdadeira Débora busca as estratégias de Deus Jz 4.6; 9
Jamais entre em uma guerra sem as armas certas!
Sem a estratégia certa.Débora recebeu de deus as estratégias de guerra, com quantos Baraque venceria, e como venceria.
Não se iluda com os seus recursos. Não lute com as suas estratégia. Com o muito falar, com a vingança, com os gritos, com o choro, com a manha. Nada disso é arma de guerra! É obra da carne!

4. Uma verdadeira Débora tem certeza da vitória ( Jz 4.7,9)
O senhor garantiu a vitória: “..darei em suas mãos o inimigo”.
Os inimigos de Israel eram muitos, a força deles era pouca, mas a vitória já estava garantida. Acredite também! Que prazer de Deus está em te ver vitorioso! Jamais lute, jamais ore sem esperar a resposta de Deus!

5. Uma verdadeira Débora Brilha como sol!  Jz 12. 31           
 Não importa quão densas são as trevas! Você nasceu para brilhar com o sol da justiça!

Assim, ó SENHOR, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que te amam sejam como o sol quando sai na sua força. 
Juízes 5:31

Nada de prostrar diante dos problemas meninas, vamos em frente com a certeza que tudo vai dar certo, afinal, o maior dos Espíritos habita em nós!

Beijinhos e até a proxima
Se cuidem

Katrine

Nenhum comentário

Postar um comentário