Série Etiqueta Social e Comportamento Parte 6




Olá! hoje vamos aprender como comer certos alimentos ; vamos aprender mais um pouquinho?



Aspargos

Quando frescos, são servidos ao molho de manteiga e comidos com a mão. Pega-se o aspargo pela extremidade mais rija e come-se a parte terna, deixando num canto do prato a região fibrosa. Existem pinças específicas para comer aspargos, mas é raro encontra-las num serviço.

Alcachofras
São servidas quentes com molho ou frias ao vinagrete. Come-se com a mão e com talheres. Só se come a parte mais mole, mais macia. Com os dedos, retire as folhas, uma a uma, mergulhando a extremidade mais tenra no molho. A parte descartável fica no canto do prato. Quando você estiver perto do centro da alcachofra, repare que as folhas vão ficando menores. Retire-as delicadamente com o garfo, de maneira a deixar exposta a parte mais gostosa, que é o coração, que se deve saborear com a ajuda de garfo e faca.

Alface
Não se corta a folha. Usa-se a faca para ajudar a dobrar a folha sobre o garfo. Algumas pessoas preferem servir as folhas já cortadas, ou rasgadas para evitar desconforto.

Azeitonas
Numa mesa de classe, elas são servidas sem caroço. Existe um aparelho especifico para fazer a remoção dos caroços. Em todo caso, se não houve esse cuidado por parte da anfitriã, coma a azeitona e, ao dispensar o caroço, faça-o na sua mão em concha, junto a boca. Coloque o caroço no canto do prato.

Batatas
As batatas chips podem ser comidas com as mãos. Batatas cozidas, fritas sauté e coradas, devem ser comidas com o garfo.

Caranguejo
Com os dedos, remova as patinhas e sugue, o mais silenciosamente possível a carne. Se houver um garfinho de ostra, use-o para retirar a carne debaixo da casca. Coloque um pouco de molho e leve o pedaço a boca usando o mesmo talher. O restante da carne deve ser retirada com as mãos e colocando no prato, onde é dividido em porções, para que se coma usando os dedos e o garfinho.

Casquinha de siri
É em geral servida em concha, sobre um prato de sobremesa. Firme a casquinha no prato com a mão esquerda e, com o garfo na mão direita, retire a carne e coma aos poucos.

Couvert
Na maior parte das vezes os restaurante servem tirinhas de cenoura, talos de salmão, rabanetes, azeitonas, picles. Todos devem ser comidos com o auxilio das mãos.

Caviar
Deve ser servido gelado, num recipiente de vidro, sobre um suporte de metal, onde se coloca gelo picado. Come-se caviar sobre uma torradinha como se fosse patê, ou sobre uma pequena panqueca. Pode vir acompanhado de ovo cozido e cebola ralada, dispostos em pratinhos.

Ervilhas
Segure o garfo na mão esquerda, com a parte côncava para baixo: com a faca vá colocando as ervilhas sobre ele. Se achar mais fácil, prense as ervilhas com a faca de encontro aos dentes do talher, com a parte côncava para cima. O primeiro sistema é considerado melhor.

Escargot
Esse costuma ser o terror das mesas. É um molusco que vem sendo aos poucos incorporado aos cardápios mais requintados. Pode ser servido como entrada, dentro da própria concha ou numa concha de porcelana, com o formato de caracol. Fixe a concha com a pinça apropriada e, com a outra mão, retire o escargot usando o garfinho especial. Se quiser, saboreie o molho que ficou no prato embebendo-o em pedaços de pão.

Fondue
É um serviço informal, já que todos comem na panela. No de queijo , espeta-se o pedaço de pão, que já deve estar cortado, num garfinho de haste longa, e mergulha-se o pão no queijo fundido, fumegante. Cada garfinho possui uma cor diferente para que cada pessoa saiba qual é o seu. O pão embebido de queijo fundido deve ser levado ao pratinho à frente do conviva e comido com dois talheres. O garfo comprido não deve ser levado a boca. O mesmo se faz com o foudue de carne, usando o garfo longo para espetar a carne e deixa-la fritando na panela com óleo quente. Depois que seu pedaço de carne já estiver frito, leve-o até o seu prato, envolva-o nos molhos picantes e coma-os usando garfo e faca. Faça assim também com pedaços de frutas no fondue de chocolate.

Frango
Não se come com as mãos, por mais descontraída que seja a mesa. Usa-se garfo e faca. Em ultimo caso, observe como os outros estão comendo. Se estiverem usando as mãos para comer coxas e asas, faça o mesmo, tomando o cuidado de usar um guardanapinho de papel para segurar os pedaços que escolher. A exceção cabe ao frango a passarinho, que deve ser comido com o auxilio das mãos.

Lagosta
Em mesas formais, ela geralmente não é servida na casca, quando só pode ser comida com as mãos, o garfinho de ostras é uma espécie de alicate ou quebra nozes. Nos bons restaurantes, fornece-se um babador de papel para proteger a roupa e ao final, traz-se a lavanda. Para comer a lagosta com casca você deve pega-la com a mão esquerda e, com a direita, retire os tentáculos. Parta a lagosta ao meio, com as mão e destaque a cauda do corpo, puxando-a com os dedos. Use o mesmo procedimento pare as patinhas ou use o alicate para partir as articulações. Sugue a carne silenciosamente. Coma a carne usando o garfo para auxília-lo. Despreze a parte esverdeada.

Massa
Enrole a massa no garfo, apoiando-o no prato, de maneira que a massa vá absorvendo o molho. Nunca corte a massa.

Milho
Geralmente come-se milho com as mãos, segurando as duas extremidades. Entretanto, são muito mais práticos estiletes de metal ou de plástico descartáveis, especialmente fabricados para isso.

Mexilhões
Quando servidos em suas conchas, são comidos com um garfo especial. Pegue a concha com a mão esquerda e, com a faca na mão direita, abra cuidadosamente a concha e retire o mexilhão com o garfo.

Ostras
Se servidas fora das conchas, devem ser comidas com talher de peixe. Se vem servidas dentro das conchas, sobre gelo picado, devem ser abertas com a mão, e comidas com ajuda de um garfo especial, depois de temperadas com limão.

Pão
O pãozinho do couvert deve ser sempre partido com as mãos aos poucos. Usa-se faquinha para passar manteiga ou pastas.

Pastas
Pode apresentar-se de várias formas, inclusive para ser comido com o garfo. O mais comum é que venha numa consistência que permitam que se untem os pedaços de pão, biscoito ou torrada com ele. Use a faca apropriada, em geral é bem menor que a faca normal.

Queijos
Corte pedaços pequenos e coma-os sobre torradas ou nacos de pão, com a mão. Uma tábua de queijos bem servida, traz primeiro os queijos mais leves e depois os mais temperados.

Se for servida como petisco, é comida com as mãos. Na refeição principal, exige o uso de garfo e faca.

Saladas
No caso de salada de legumes, use somente o garfo, a menos que os legumes estejam cozidos ou venham em pedaços muito grandes.

FRUTAS
Abacate
Geralmente é servido sob a forma de creme, em taças. Se for servido inteiro é necessário usar garfo e faca. Parta a fruta no meio com a casca e tire o caroço, coloque açúcar por cima e o coma. Como entrada, a fruta é servida em fatias.

Abacaxi
Deve ser servido descascado em rodelas. Use o garfo e a faca para come-las e deixe o centro no canto do prato.

Ameixas
As pequenas são comidas com as mãos seguradas pelo cabinho. As grandes devem ser cortadas em duas partes, usando garfo e faca.

Banana
As bananas são servidas inteiras com casca, para que quem vai comer a fruta a descasque. Se quiser usar garfo e faca, corte as duas extremidades, faça um corte longitudinal e descasque a banana com os dois talheres. Corte-a em rodelas uma de cada vez e coma-as com auxilio do garfo.

Caju
Quando grandes, devem ser cortados em pedaços para come-los. Os pequenos são comidos sem a ajuda dos talheres segurando-o pela castanha. Não se descasca o caju. O bagaço deve ser devolvido ao prato com a ajuda da mão em concha.

Caqui
Corta-se ao meio com a faca. Come-se a polpa usando a colher de sobremesa. As sementes devem ser depositadas na extremidade do prato coma a ajuda da colher.

Cerejas
São comidas com as mãos, a menos que venham servidas em creme. Nesse caso, use a colher de sobremesa.

Figo
Corte-o em duas ou quatro partes, depois de ter separado as extremidades. Se for partido ao meio deve ser comido com o auxilio de uma colher de sobremesa. Se a fruta for muito grande, parta-a em quatro pedaços com garfo e com a faca, separe a polpa da casca e coma com o garfo.

Goiaba
Descasque a fruta com a ajuda do garfo e da faca, em seguida corte-a em pedaços e coma com o garfo.

Kiwi
Deve ser descascado com auxilio de garfo e faca. Come-se em pedaços com o garfo.

Laranja
É servida descascada, mas se não vier, use o garfo e a faca para descasca-la da seguinte maneira: Corte a parte superior e inferior da fruta, em seguida, espete o garfo no alto da fruta, fixe-a no prato e vá descascando de cima para baixo. Depois coma-a em pedaços, a medida que forem sendo cortados. O bagaço e as sementes devem ser devolvidas ao prato, com a ajuda da mão em concha.

Maça e Pêra
Divida a fruta em quartos, usando garfo e faca. Em seguida volte o garfo para baixo, espete um dos quartos com a mão esquerda e mantenha-o um pouco acima do prato, para que seja mais fácil descasca-lo. Depois de descascar a fruta, corte-a em pedaços e coma-o um a um, conforme forem sendo cortados.

Mamão, melão e melancia
Devem sempre ser servidos em fatias, com ou sem a casca. Se vierem com casca, use o garfo e a faca para separar a polpa. Coma com garfo e faca, a medida que forem sendo cortados os pedaços de cada fatia.

Manga
São servidas descascadas em cortadas em fatias. Caso sejam servidas inteiras, corte dos quatro lados do caroço, firme a fruta no prato e raspe o restante da polpa. Coma com garfo de sobremesa.

Mexirica e tangerina
Devem ser comidas com as mãos. O correto é servi-las de preferência com os gomos já soltos.

Morangos
Os mais graúdos pedem garfo e colher, para não escorregarem do prato. Coma os pequenos, usando as mãos, somente se eles vierem com os cabinhos. Se vierem acompanhados com creme, coma-os com a colher de sobremesa.

Pêssego
Descasque a fruta, usando garfo e faca. Corte aos pedaços ao redor do caroço, a medida que os for cortando.

Uvas
Devem ser destacadas do cacho e levadas a boca uma de cada vez. Faça uma concha com a mão para depositar   as sementes.


Amigas por hoje é só; como   é bom proceder de maneira correta para glorificar o nome do nosso Deus através do nosso bom comportamento, não é mesmo?
Segunda feira voltaremos com mais dicas de etiqueta e comportamento.

"O que no seu coração comete deslize, se enfada dos seus caminhos, mas o homem bom fica satisfeito com o seu bom proceder."


Por Nivia Vianna




Nenhum comentário

Postar um comentário