Série dicas de etiqueta social e comportamento Parte 1

Olá pessoal!
Estou aqui para um bate papo informal, onde espero interagir com vocês sobre Etiqueta e Boas Maneiras. Sejam bem-vindos a este convívio recheado de dicas, onde darei informações como arrumar uma mesa formal, a forma de usar os talheres à mesa, lidando com o guardanapo, dicas para uma boa entrevista de trabalho, e muito mais. 

Etiqueta e Boas Maneiras foram feitas para facilitar a nossa vida e não para complicar. É importante sabermos nos comportar, seja em casa, no trabalho, na rua, nos restaurantes, enfim, ser educado nunca é demais, não acham? Em minha opinião, isto constitui uma área do conhecimento, e consequentemente, se tornando um hábito. Então á partir de hoje começamos essa nova série que vai nos ajudar muito.

Regras Básicas de Etiqueta à Mesa


Uma mesa bem posta é aquela que deixa o convidado à vontade para saborear os pratos sem ter que ficar cruzando as mãos por cima do prato à procura dos talheres. No dia-a-dia, a mesa é posta com mais simplicidade, porque o cardápio é simplificado. Já nos dias de festa, em que as iguarias se sucedem, o aparato é maior.
 Para receber, arrume da seguinte maneira os convidados à mesa:
  • O anfitrião e a anfitriã deverão sentar-se à cabeceira da mesa;
  • O convidado de honra fica sempre à direita da anfitriã, e a convidada, à direita do anfitrião. Para que as pessoas fiquem entrosadas, os outros casais deverão ficar separados, tendo-se o cuidado de colocar próximas pessoas que tenham alguma afinidade.
Não se servir antes do anfitrião. Ao sentar-se à mesa no lugar que lhe foi indicado, o convidado pode logo tirar o guardanapo do prato e colocá-lo em posição, mas não pode começar a se servir antes do anfitrião ou da anfitriã, e antes que os convidados já estejam em boa parte servidos. Em uma mesa de menos de dez pessoas, espera até que todos estejam servidos para começar a comer. Tratando-se de longas mesas com várias dezenas de convivas, espera que perto de dez estejam servidos, para começar.

Posição à mesa. As cadeiras à mesa do jantar já facilitam a postura certa para a pessoa sentar-se à mesa: elas têm encosto reto, e assento curto. O convidado deve sentar com o tronco na vertical, descansar os pés sobre o piso sem apoiá-los nas travas frontal ou laterais da cadeira, por uma perna sobre a outra, e jamais afastar a cadeira para cruzar as pernas tornozelo sobre joelho, ou balançar a cadeira sobre os pés de trás.

Propriedade no uso dos talheres. Ao ver o grande número de talheres colocados na mesa junto ao prato, a pessoa pode recear se confundir. Mas há uma regra geral bem simples. O talher a ser usado é o que está mais afastado do prato. Alguns talheres poderão ser retirados pelo garçom ou substituídos por outro de modelo diferente, e isto dependerá do prato escolhido para a refeição. Porém ele os colocará na mesma ordem. Apesar dessa regra simples, é conveniente a pessoa procurar conhecer os vários tipos de talheres e a quais pratos seu uso se relaciona, a fim de poder proceder com mais desembaraço. Quanto ao seu manejo e posições de descanso. De qualquer forma se você não tiver com prática em manusear os talheres e os copos, o que pode ser aconselhado é que na dúvida observe discretamente o anfitrião a manuseá-lo.
Ao mesmo tempo, se você é um grande conhecedor de etiqueta, nunca chame a atenção dos anfitriões ou de convidados que estejam participando da refeição, proceda naturalmente fazendo o correto.
A escolha do material e do desenho do faqueiro depende muito do seu estilo de vida. É claro que para o suo diário é ideal o faqueiro de aço inoxidável (que combina muito bem com jantares informais). Para os dias especiais você pode optar por um faqueiro de prata com desenho clássico, ou então um mais moderno, com talheres de cabo de madeira, bambu ou madrepérola.
O uso dos talheres segue, normalmente, as normas da etiqueta européia:
- garfo sempre na mão esquerda, faca na direita;
- faca só se usa para cortar;
- legumes, croquetes ou tortas não devem ser cortados, mas partidos com o garfo;
- quando garfo e faca não estiverem sendo usados, devem ser colocados sobre o prato, e nunca com o cabo apoiado na mesa;
- terminada a refeição, coloque garfo e faca lado a lado, sobre o meio do prato no sentido vertical.


Amigas espero que tenham gostado dessa primeira parte; amanha voltaremos com mais dicas de comportamento ainda na mesa, ate amanha beijinhos

Por Nivia Vianna



Nenhum comentário

Postar um comentário