Saúde e Vida para o seu dia: Chia e Quinoa, benéficas para nossa saúde.


Olá meninas! Prontas para saberem mais sobre sementes e grãos??
Separei aqui 1 tipo de semente: a Chia, e um Tipo de grão: a quinoa. Elas são excelentes para a nossa saúde. Confiram....



Chia




As sementes de chia possuem elevados níveis de ômega 3, além de grandes quantidades de fibras, proteínas, antioxidantes, vitaminas e sais minerais, como ferro, magnésio e cálcio. É também fonte de vitamina B e possui forte atividade antioxidante. A semente de chia é antiinflamatório e antiviral; também protege contra doenças cardiovasculares, embolia, câncer de pulmão e de estômago. A chia, auxilia na melhora da saúde cardiovascular, já que fornece níveis elevados de ácidos graxos essenciais; atua na redução dos níveis de glicose sanguínea (é rica em fibras solúveis); aumenta a saciedade e reduz a vontade de comer doces, pois as fibras possuem efeito sobre o trato gastrointestinal, retardando o esvaziamento gástrico, o que também evita a ocorrência de picos de glicemia. As fibras, em contato com a água, formam uma espécie de gelatina, que retarda o processo de digestão. No intestino, o gel ajuda a regulariza-lo e potencializa a absorção de nutrientes; atua na redução do colesterol e está relacionada ao processo de hidratação, pois a semente possui a capacidade de absorver de 10 a 12 vezes seu peso de água. Isso faz com que a semente inche e, retendo água, atua na hidratação do corpo. Rica em cálcio, ferro e magnésio, a chia, é importante na manutenção da saúde óssea (cálcio), na construção do tecido muscular (magnésio), no controle do humor e combate ao estresse. Tem, ainda, poder desintoxicante, já que a fibra atua na regulação do trânsito intestinal.


Dica de Consumo:

Molho de Chia para a salada

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de sementes de chia

2 dentes de alho amassados com sal marinho a gosto

Suco de 1 limão

1 tomate (sem pele e sem sementes)

1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo:

**** Bata os ingredientes em um processador e use como tempero.






Quinoa

A quinoa, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente.
Ela também é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo portanto, uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.
Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Não tem glúten.






  * Espero ter ajudado vocês, podemos colocar no nosso cardápio, a "chia" e "quinoa", sem medo de errar...





Beijinhos meninas!!
Até segunda que vem...

Francine Molinari



Nenhum comentário

Postar um comentário