Espontaneidade do Sacrifício


Não há como falar sobre sacrifício sem mencionar as espontaneidade. Se existe alguma obrigação no sacrifício, esta deve ser exclusivamente imposta pela fé do sacrificante sem a interferência de terceiros. O sacrifício deve ser tão espontâneo quanto a fé. O altar de Deus é o único lugar separado para esse tipo de oferta. Monte Sinai, Carmelo Calvário e Moriá, atém dos montes das Oliveiras e da transfiguração, entre outros foram usados como referenciais do relacionamento verdade com entre o Senhor Jesus e os heróis da fé. Cada um destes heróis teve um determinado Monte ligado á sua vida. 

Abraão esta ligado ao Monte Moriá, que também é chamado de "O Senhor Proverá", porque foi lá que ele ofereceu seu filho, Isaque, como sacrifício.

Moisés está ligado ao Monte Sinai. Foi neste lugar que ele se rendeu á chamada de Deus.

No Monte Hor, Moisés retirou as vestimentas sacerdotal de Arão e a colocou em seu filho para substituí-lo. Também foi lá que ele morreu foi sepultado, por ordem de Deus.

No Monte Gerizim, Moisés ordenou que fosse pronunciada a bênção, e no Monte Ebal, a maldição.(Deuteronômio 11,29)

No monte Ebal, Josué edificou um altar as Senhor.( Josué 8,30).

Davi está ligado ao Monte Moriá, porque lá estava a eira de Araúna no qual ofereceu sacrifícios que interromperam a praga em Israel.

Salomão edificou o templo do Senhor no Monte Moriá.

O profeta Elias está ligado aos Montes Carmelo e Sinai. No primeiro ele desafiou os profetas de baal e, no segundo, encontrou refúgio quando fugiu de Jezabel.

O ministério terreno do Senhor Jesus está marcado pelos seguintes montes: Oliveiras, transfiguração, bem-aventurados e, finalmente, o Calvário, no qual foi sacrificado. Sua ligação ao Monte de Sião diz a respeito ao dia em que o Senhor Jesus Glorificado estará com os 144 mil( Apocalipse 14.1)

Os Heróis da Bíblia subiram montes e montanhas para expressar sua fé extraordinária no Deus Vivo por meio de sacrifícios. Para eles,os montes e montanhas serviram como altares naturais para materialização da própria fé que os estimulou na escalada.

Portanto, a fé, como brasa vida no interior de cada ser, impõe atitudes que a razão não explica. Daí a certeza da necessidade de o sacrifício ser pessoal e feito por livre espontânea vontade.

(Mensagens do Bispo Macedo)

Nenhum comentário

Postar um comentário