Qual o valor da sua fé ?



Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na Revelação de Jesus Cristo…” (1 Pedro 1.7)


Nada na criação pode ser aprovado sem antes ser provado. O Próprio Deus, mesmo sabendo de todas as coisas, Ele prova a qualidade da nossa fé para que amadureçamos na mesma e sejamos inabaláveis no nosso relacionamento com Ele e com as pessoas. E claro, nada mais exige o uso da fé-inteligente do que as dificuldades, problemas, injustiças e perseguições que enfrentamos diariamente. Obs.: Deus prova-nos porque Ele sabe e quer que sejamos aprovados, ou seja, Ele faz isso para que nos valorizemos! Então, é importante lembrar, que Deus nunca, jamais, permitirá que sejamos tentados ou provados além das nossas forças de resistir às tentações, problemas, etc.





“… o valor da vossa fé”: Existem muitas pessoas que têm uma fé sem valor e, consequentemente, a vida também se torna sem valor. E a fé sem valor, é a fé-cega, a famosa fé-religiosa. Ora, a fé do povo do Deus-Vivo, deve ter mais valor do que todo o ouro deste mundo, pois ela é libertadora, realizadora e Salvadora!





“… mais preciosa do que o ouro perecível”: Mesmo o ouro deste mundo físico, sendo algo de grande valor entre os homens, já que o ouro todos os dias ganha mais valor. Assim deveria e deve ser também com a nossa fé-inteligente. Cada dia mais valiosa. Porque com o ouro físico pode-se adquirir bens materiais e conforto, mas só com a fé-inteligente se pode estabelecer o conquistado e o mais importante: a Salvação. Pois, sem fé é impossível agradar a Deus!





“… mesmo apurado por fogo”: Quando é que a pessoa prova que a sua fé tem mais valor do que o ouro apurado por fogo?





Quando ela supera:

- Tentações, como fraquezas e desejos pessoais…
- Perseguições ou injustiças por causa da fé-inteligente em Deus, permanecendo firme e forte…
- Os problemas, não permitindo que os mesmos o separem de Deus, pelo contrário, apega-se mais a Deus e supera-os. O fogo físico purifica o que é físico, o fogo que prova a nossa fé-inteligente nos fortes e valiosos, e o Fogo do Espírito Santo, purifica, santifica a nossa alma.





Quando a pessoa abre mão, desapega-se do ouro deste mundo, para ser ouro no Altar do Deus-Vivo, então, a sua fé, caráter, redunda em louvor, glória e honra… para o Senhor Jesus.

A sua intimidade com Deus é forte!





“… revelação de Jesus Cristo”: O nosso bom testemunho, dízimos, evangelização, perseverança, oferta, é o que faz com que outras pessoas recebam a Revelação de Jesus Cristo.





Chegamos, então, à conclusão de que a fé valiosa, é a fé:

- Obediente e não desobediente;
- Inteligente, racional e não a religiosa, emocional;
- De atitudes, ações e não de conhecimento e acomodação;
- Definida e não dividida;
- Perseverante e não inconstante;
- Humilde de depender de Deus e não orgulhosa de se achar auto-suficiente;
- Corajosa e não cobarde.
Qual é o valor da sua fé?


Colaborou Nivia Vianna

Um comentário